Logomarca do Projeto

 

 

 

// Os proprietários de áreas rurais sempre recebem a visita dos órgãos competentes no momento da autuação (punição) e reclamam muito. A Serla, o Ibama e o Ministério Público, acham que a educação ambiental é o melhor caminho para a solução dos problemas ambientais.Existe algum planejamento, por parte de algum desses órgãos, para uma orientação eficaz? Se existe... Por que ainda não é posto em prática?

// Em que pé está o projeto do
de despoluição do alto Rio Preto?

// Quem pode financiar e instalar postos de lixo seletivo?

// Quem irá organizar eventos de limpeza que
contem com a participação da população?

// Quem poderia elaborar uma cartilha de instruções sobre a separação de lixo para os moradores? A poluição visual de placas de hotéis e comércio etc. ao longo da estrada é um grande problema. Existe alguma lei para isso?
Como solucionar?

// Que avanços, exatamente, nós teremos com a criação do Instituto de Meio Ambiente?
No que difere da atual secretaria?

// De quem é a responsabilidade do saneamento? Qual ação vem sendo desenvolvida pelos três municípios que compõem a região de Visconde de Mauá com relação ao saneamento?

// Como o Ministério Público Federal pode nos ajudar na cessão de uma área de terra da União para implantação de um projeto de reciclagem auto sustentável?

// E quanto ao loteamento feito no morro do atalho da Maromba em que todos os lotes já foram vendidos com 2 mil e 6 mil m²? (Área ao lado do campo de futebol).

// Existe área de reflorestamento em nossa região? Toda vez que se corta uma árvore tem que se plantar outra?

// Sou dono de uma saibreira em Rio Preto.
Por que sou multado todos os anos pelo Ibama?

// Sugestão: É extremamente importante realizar reuniões com: Arquitetos, mestres de obras, corretores de imóvel, Ibama e meio ambiente, para que todos
tomem consciência das leis.

Perguntas feitas aos participantes
da Mesa Redonda

Mauá - RJ // 16/07/2005