Logomarca do Projeto

 

 

 

“O meio ambiente só pode ser saudável quando abriga uma sociedade igualmente saudável”. Com esta frase o coordenador executivo do Conselho Gestor para a micro bacia hidrográfica do alto Rio Preto, Sérgio Wright Maia, abriu a apresentação para a comunidade da primeira fase do Plano de Gestão Integrada para a região que abrange três municípios: Resende e Itatiaia no estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas-MG. O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 14 de dezembro, em Visconde de Mauá, comemorando o Dia Internacional das Montanhas.

São objetivos do Plano de Gestão oferecer uma ferramenta gerencial para a tomada de decisões, estimular a convergência de esforços e focalizar a atenção dos gestores na perspectiva da integração e da sustentabilidade. O Plano de Gestão prioriza 28 diretrizes e traça estratégias para a sua implementação. Todos os setores, ambientais e sociais, foram contemplados.

Como um resultado concreto da articulação promovida pelo Programa de Gestão Sócio-ambiental a Secretária Executiva do Conselho, e também representante da Serla, Marta Ottoni, comunicou que já foram liberados recursos da ordem de R$ 135 mil para o estudo detalhado, inclusive com levantamento topográfico, que irá indicar o melhor sistema de tratamento de esgoto para a região da micro bacia do alto Rio Preto. Essa é a primeira providência no caminho do saneamento deste importante afluente do Rio Paraíba do Sul.

A diretora de Turismo de Resende, Roberta Dias de Oliveira, que proferiu palestra sobre o desenvolvimento do turismo de montanha, reconheceu a importância da gestão integrada: - Esse projeto é muito importante para que o desenvolvimento possa acontecer como um todo e não somente beneficiando comunidades isoladas. Acredito que o caminho para o sucesso passa pelo empenho efetivo das três prefeituras e também das Ongs e da sociedade organizada.

Para Luis Felipe César, coordenador do Programa de Gestão Sócio-ambiental e representante pela Ong Crescente Fértil no Conselho Gestor, o Plano de Gestão é o resultado feliz de um movimento que começou em 1985, com a criação da APA da Mantiqueira por lei federal. Nesses vinte anos, foram desenvolvidos na região diversos projetos e eventos. Também foram promovidas articulações de entidades sociais em defesa do meio ambiente. “Hoje somamos 27 organizações em aliança pela gestão sócio-ambiental integrada”, completa o coordenador.

A próxima reunião do Conselho Gestor está marcada para o dia 24 de janeiro, às 9:30 da manhã na Escola Roberto Bühler, em Maringá –MG.

Fotos: Comunidade e conselheiros observam o coordenador executivo do Conselho Gestor, Sérgio Maia, apresentando o Plano de Gestão.

Plano de Gestão é apresentado em Mauá