Logomarca do Projeto

 

 

 

Representantes do Ibama, Serla, Crescente Fértil (em pé), prefeitos de Bocaina, Itatiaia e Resende;  e a primeira dama de Resende, Miriam de Carvalho
Na noite de
sexta-feira, 18 de março de 2005, a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as prefeituras de Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG) e a ONG Crescente Fértil atraiu um grande número de pessoas ao shopping Aldeia dos Imigrantes, em Visconde de Mauá. As três prefeituras vão colaborar na elaboração e implementação do ‘Programa de Gestão Sócio-ambiental na Mantiqueira - Microbacia Hidrográfica do Alto Rio Preto’, elaborado pela Crescente Fértil, Associação Nova Terra e Instituto Ideas e desenvolvido juntamente com uma rede de entidades parceiras. O apoio financeiro provém do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e da rede Ashoka de empreendedores sociais.

Além de Silvio de Carvalho e Jair Alexandre, prefeitos de Resende e de Itatiaia, estiveram presentes o representante do prefeito de Bocaina de Minas, Paulo Cesar Balieiro e o sociólogo Waldo Cesar, membro do conselho diretor da ONG Crescente Fértil. A assinatura do histórico documento também contou com a presença da diretora-executiva e do coordenador ambiental da instituição, respectivamente, Kiria de Carvalho Rocha e Luis Felipe Cesar, que apresentou o projeto para uma platéia formada por autoridades, dirigentes de ONGs, e lideranças comunitárias. Na apresentação, o coordenador destacou a importância do Programa de Gestão para a proteção das diversidades biológica, social, cultural e paisagística, como estratégia para a integração e desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Além do termo de cooperação com as três prefeituras, também foram assinados documentos similares com a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas – Serla RJ, e com a gerencia executiva do Ibama em Minas Gerais, representada pelo chefe da APA da Mantiqueira, Clarismundo Benfica. O presidente da Serla, Ícaro Moreno Junior, afirmou, em seu discurso, que a entidade está comprometida com a busca de solução para o saneamento do Rio Preto – uma das mais antigas e notórias necessidades da região. O comparecimento de entidades parceiras, de secretários municipais, de vereadores dos três municípios, de empresários do turismo, de representantes do deputado federal Fernando Gabeira e de moradores da região de Visconde de Mauá, entre tantas outras pessoas, indica o alto nível de comprometimento com que a comunidade está recebendo o ‘Programa de Gestão Sócio-ambiental”, que também pretende contribuir para catalizar a elaboração do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Mantiqueira.

O evento coincidiu com o aniversário do prefeito de Resende, Silvio de Carvalho e contou com a participação artística do grupo de crianças flautistas de Visconde de Mauá e do coral de meninos e meninas do Projeto Confiar, da prefeitura de Resende. Ao final da cerimônia foi apresentado o site do projeto:
www.crescentefertil.org.br/mantiqueiramaua

Foto: Representantes do Ibama, Serla, Crescente Fértil
(em pé), prefeitos de Bocaina, Itatiaia e Resende; e a primeira dama de Resende, Miriam de Carvalho

Mais Fotos


Fotos de Maurício Colier

Leia o Termo
de Cooperação Técnica que foi assinado

 

Governo e Sociedade Civil se unem por Visconde de Mauá

ONG CRESCENTE FÉRTIL PROMOVE
ASSINATURA DE TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM IBAMA, SERLA E PREFEITURAS DE RESENDE, ITATIAIA E BOCAINA DE MINAS