O QUE É O ANO INTERNACIONAL DAS MONTANHAS?

O Ano Internacional das Montanhas é um ano de atividades de índole internacional, regional, nacional e local, dedicado a proteger estes ecossistemas e a melhorar a qualidade de vida dos moradores das montanhas através do desenvolvimento sustentável.

COMO SE ESTABELECEU O ANO?

As Nações Unidas declararam 2002 como Ano Internacional das Montanhas em reconhecimento à função decisiva que as montanhas têm na vida de todos.
 
Este ano internacional se reporta a Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, celebrada no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92).  Na ECO 92 se concedeu um lugar aos temas relacionados com as montanhas, lavrado no Capítulo XIII da Agenda 21, documento base do desenvolvimento sustentável.

O Ano Internacional das Montanhas é uma oportunidade sem precedentes para que todos, pessoas, países e organizações, colaborem para proteger os ecossistemas de montanhas, promovam a paz e a estabilidade nas zonas de montanhas e ajudem aos moradores das montanhas a conseguir seus objetivos e alcançar suas aspirações.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação é a entidade encarregada de coordenar o Ano Internacional das Montanhas, em colaboração com os governos, outros órgãos das Nações Unidas e organizações não governamentais.


QUE OPORTUNIDADES EXISTEM?

Através do desenvolvimento sustentável é possível:

" Reduzir a pobreza e a fome
" Proteger os frágeis ecossistemas de montanhas
" Conservar a biodiversidade
" Promover a paz e a estabilidade
" Propiciar um maior bem estar para os moradores das montanhas

QUAL É O ENFOQUE?

Específico para as montanhas, holístico e participativo:

As montanhas e suas comunidades são diferentes das terras baixas: são mais frágeis, têm maior biodiversidade, são mais remotas, expostas a perigos, sua diversidade cultural é maior e estão mais marginalizadas.  E os problemas das montanhas freqüentemente são mais complexos.  Em conseqüência o enfoque para o desenvolvimento sustentável das montanhas deve ser:

1. Específico para as montanhas

Os pressupostos para usados para as terras baixas não são adequados para as montanhas, por isso estas necessitam enfoques específicos.  E, como as zonas de montanha e suas comunidades são tão diversas, exigem soluções únicas.

2. Holístico

É necessário um enfoque interdisciplinar, que integre plenamente os benefícios e as conseqüências ambientais, culturais, sociais e econômicas.

3. Participativo

Os moradores das montanhas deveriam determinar suas próprias necessidades, elaborar suas próprias soluções e participar plenamente nas decisões que repercutem nas suas vidas e no seu meio ambiente. 
                                                          

COMO É ESTE ENFOQUE?

*** De longo prazo

Apesar do Ano Internacional das Montanhas terminar no final de 2002, a decisão de proteger os ecossistemas de montanha e propiciar o bem estar de seus moradores deve se prolongar durante os anos seguintes.

O enfoque deve ser de longo prazo para levar benefícios duradouros às zonas de montanha.

Por isso a celebração é tão importante.  Os países podem elaborar e aplicar estratégias para o desenvolvimento sustentável, e criar políticas favoráveis às montanhas, assim como promulgar leis adequadas às necessidades de seus países, a suas prioridades e condições.

*** Ressalta a importância das atividades nacionais.

 No mundo todo, os comitês nacionais organizam a celebração do Ano Internacional das Montanhas em seus respectivos países.

Até o momento, 60 países já estabeleceram ou estão formando seu comitê nacional ou um sistema equivalente de coordenação.

Muitos comitês têm entre seus membros agencias das Nações Unidas, o Governo, a sociedade civil, organizações não governamentais e o setor privado.

Estes comitês enfocam os temas do desenvolvimento das montanhas desde uma perspectiva holística, e de longo prazo e estão mobilizando apoio conjunto para executar programas e projetos.

Espera-se que os comitês nacionais desempenhem uma função decisiva no desenvolvimento das zonas de montanha agora e nos próximos anos, criando consciência sobre os temas relativos às montanhas e fomentando a criação de políticas e a promulgação de leis que respaldem o desenvolvimento sustentável das zonas de montanha.


COMO PROCEDER?

Os moradores das montanhas deveriam tomar as decisões que dizem respeito a seus próprios recursos e a seu futuro, contando com a criação de capacidades e apoio, quando estes são necessários.

Uma boa política no país pode conseguir muito quanto à proteção dos ecossistemas de montanha e fortalecer a economia das zonas montanhosas. Mas para que funcionem bem as políticas, os programas e os projetos, é necessário que se elaborem com plena participação dos moradores das montanhas.

As pessoas das montanhas conhecem o terreno. São guardiões dos ecossistemas de montanha.  Sentem mais as conseqüências da degradação ambiental e a mudança cultural.

Sua experiência, seus conhecimentos, sua
perspectiva e sua participação são fundamentais.

Website: www.itatiaia.org.br
Fórum eletrônico: montanhasbrasil@grupos.com.br

Una-se a nós na celebração do AIM!
Unidos podemos mover montanhas.