Crescente Fértil inicia atividades do Projeto Rio Sesmaria – PSA Hídrico

DSC5279A Crescente Fértil e a Agevap assinaram, quinta-feira (16/07), o contrato que marca o início das atividades do Projeto Rio Sesmaria – PSA Hídrico. No mesmo evento, realizado no Gabinete do Prefeito de Resende, José Rechuan, também foi assinado o convênio da Agevap com o Município, que possibilitará o repasse dos recursos destinados para o Pagamento dos Serviços Ambientais-PSA.

O projeto, a ser executado pela Crescente Fértil, é um desdobramento do Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Sesmaria, realizado de 2012 até meados de 2015, também com apoio da Agevap e do Ceivap, além do Funbio – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. O objetivo central dessa primeira etapa foi estabelecer diretrizes e ações prioritárias para recuperação e adequação ambiental da sub-bacia hidrográfica do rio Sesmaria nos municípios de Resende (RJ) e São José do Barreiro (SP).

O novo projeto aplicará o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para restauração florestal de 20 hectares e a conservação de 40 hectares de remanescentes de Mata Atlântica. As áreas a serem trabalhadas serão escolhidas a partir de um processo de seleção pública dos proprietários rurais interessados, que receberão incentivo financeiro pela prestação do serviço ambiental durante os dois anos de realização do projeto.

Além das atividades de plantio e de conservação florestal, será realizado o monitoramento hidrológico dos rios da bacia hidrográfica em parceria com professores da Universidade Federal Fluminense – Angra dos Reis/RJ e com o apoio do Laboratório de Geo-Hidroecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O processo de inscrição dos interessados em se cadastrar como provedores de serviços ambientais na bacia hidrográfica do rio Sesmaria será iniciado brevemente e terá ampla divulgação.

patros_vertical