Projeto PSA Hídrico do Rio Sesmaria define áreas a serem beneficiadas

IMG_4908

Andréa Azevedo recebe o mapeamento da Fazenda Monte Alegre, juntamente com Luis Felipe Cesar e Matheus Ambrósio – Crescente Fértil, e Ailton José Ferreira – Amar.

Realizou-se ontem (22/12) reunião da Unidade Gestora do Projeto Rio Sesmaria – PSA Hídrico, em Resende, tendo por objetivo a hierarquização das propriedades habilitadas para participarem do projeto. O encontro da UGP foi aberto aos parceiros, colaboradores, proprietários inscritos e demais interessados no tema. Estiveram presentes representantes da Agência do Meio Ambiente de Resende – Amar, da The Nature Conservancy – TNC, do Comitê da Bacia do Médio Paraíba – CBH-MPS e da própria Crescente Fértil, além dos proprietários rurais Lauro Maia Cavalcanti, da RPPN Fazenda Catadupa, e Andréa Maria Azevedo, da Fazenda Monte Alegre, uma das áreas habilitadas.

IMG_4553O engenheiro florestal Matheus Ambrósio, coordenador técnico do projeto, apresentou os critérios de hierarquização adotados para fins de priorização das ações de conservação e restauração florestal que serão realizadas. Desta forma, de um total de doze propriedades inscritas, das quais dez foram habilitadas, cinco estão selecionadas para serem diretamente beneficiadas. São elas: Sítio Mocambo, Núcleo Bandeirante, Sítio São Jorge, Rancho Bela Vista e Fazenda Santa Helena, totalizando 60 hectares, sendo 20 de restauração e 40 de conservação florestal. As demais propriedades habilitadas, mas que receberam menor pontuação, passarão a compor um cadastro de áreas e poderão vir a ser atendidas em projetos futuros.

IMG_4900A próxima etapa acontecerá em janeiro, com a assinatura dos contratos dos cinco proprietários, o que possibilitará a elaboração do planejamento detalhado de cada área e o efetivo início das atividades de cercamento e, após, o preparo do solo para o plantio – no caso das áreas a serem restauradas.

O Projeto Rio Sesmaria – PSA Hídrico é executado pela Crescente Fértil, em parceria com a Prefeitura de Resende, e apoio da Agevap e do Ceivap. A iniciativa também conta com a parceria do IEAR/Universidade Federal Fluminense-UFF, do Sindicato Rural de Resende, do CBH-Médio Paraíba do Sul e do Inea-Instituto Estadual do Ambiente.

A listagem completa das propriedades hierarquizadas, validada pela Comissão Julgadora da UGP, pode ser acessada aqui: http://www.resende.rj.gov.br/images/PSA_SESMARIA_PROPRIEDADES_HIERARQUIZADAS.pdf

 

patros_vertical