Projeto Rio Sesmaria é apresentado aos alunos da Oficina de Florestas

O projeto Plantar Florestas para Colher Água, coordenado conjuntamente pela Agência do Meio Ambiente de Resende - AMAR, e pelo Centro de Referência em Educação Ambiental - CREAR e financiado com recursos do CEIVAP/AGEVAP, recebeu nos dias 8 e 15 de setembro atividade ministrada pelo engenheiro florestal Matheus Ambrósio, coordenador técnico do Projeto Rio Sesmaria.

A palestra foi realizada no horto municipal para os jovens do Confiar, alunos da Oficina de Florestas, e relatou os motivos que levaram a Crescente Fértil a trabalhar na bacia hidrográfica do rio Sesmaria, o histórico de uso e ocupação do solo, os principais fatores de degradação ambiental, os resultados do diagnóstico ambiental e as atuais ações de Pagamento por Serviços Ambientais realizadas pelo Projeto Rio Sesmaria.

Após a palestra, uma atividade prática foi realizada com os alunos, utilizando-se a metodologia de cartografia social, o que resultou na confeção do mapa da bacia a partir da percepção socioambiental dos jovens. Os participantes foram divididos em grupos e observaram os banners contendo os mapas de usos e ocupação do solo e áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do rio Sesmaria. Foram ressaltados os principais rios, a localização das florestas, o predomínio das áreas com pastagem e a situação das áreas de preservação permanente. Cada grupo recebeu uma folha A2 contendo o limite dessa bacia hidrográfica para representar, através de desenho, o conteúdo aprendido na atividade. No final, os grupos apresentaram os mapas elaborados e receberam materiais informativos do Projeto Rio Sesmaria – PSA Hídrico.

O projeto Rio Sesmaria – PSA Hídrico é executado pela Crescente Fértil, em parceria com o Município de Resende, a Agência do Meio Ambiente de Resende - Amar, e apoio financeiro da Agevap e do Ceivap. A iniciativa também conta com a parceria do IEAR/Universidade Federal Fluminense-UFF, do Sindicato Rural de Resende, do CBH-Médio Paraíba do Sul, do Inea-Instituto Estadual do Ambiente e da TNC.

patros_vertical