Seminário de Mobilização para os Ecossistemas de MontanhaAno Internacional das MontanhasAgenda 21, Capítulo 13Links da Montanha

Mobilização Nacional - Ecodesenvolvimento de Montanhas


Mobilização pelas montanhas:
De Itatiaia ao Fórum Social Mundial

O programa de mobilização nacional pelos ecossistemas de montanha, nascido em Itatiaia em 2002, realizou sua segunda oficina no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. O encontro reuniu representantes de 11 organizações - brasileiras, chilenas, francesas e canadenses, que discutiram estratégias para a proteção das montanhas do Brasil.
O evento foi uma continuidade do seminário realizado dia 10 de dezembro de 2004, no Parque Nacional do Itatiaia, comemorativo do Dia Internacional das Montanhas, quando foi assinada a Aliança pelas montanhas brasileiras. No Fórum, o documento recebeu novas adesões após ser realizada uma dinâmica sobre as montanhas. Todos os presentes apresentaram suas percepções sobre as montanhas: benefícios oferecidos, problemas existentes, ações realizadas e ações possíveis para a conservação desses ecossistemas.
Além do aumento da consciência sobre a importância das montanhas e as possibilidades de trabalho conjunto, as principais propostas resultantes da oficina foram: difundir a Aliança pelas montanhas; reforçar a necessidade de levantamento de dados sobre essas áreas, a ser feito pelo Ministério do Meio Ambiente e; fortalecer ação integrada por meio do fórum eletrônico montanhasbrasil@grupos.com.br. Para assinar a Aliança pelas montanhas: www.crescentefertil.org.br/montanhasbrasil/montanhasbrasil.htm.
O coordenador de projetos ambientais da ONG Crescente Fértil (Resende-RJ) e empreededor da Rede Ashoka, Luis Felipe Cesar, que organizou o encontro, também foi um dos animadores das Conversas de Rua sobre o tema “Bens comuns da Terra e dos povos”. A dinâmica é parte das atividades desenvolvidas pela Aliança por um mundo responsável, plural e solidário. “Os objetivos foram plenamente atingidos com a ampliação do número de pessoas envolvidas pelo tema das montanhas, além de atingirmos segmentos sociais diversos com as conversas de rua sobre os nossos bens comuns”, finaliza o coordenador.

Assessoria de Comunicação

Crescente Fértil
Resende - RJ
24-33817110

 

APOIO:

:

© Copyright 2002 - Todos os direitos reservados para Crescente Fértil - crescente.fertil@crescentefertil.org.br