Seminário de Mobilização para os Ecossistemas de MontanhaAno Internacional das MontanhasAgenda 21, Capítulo 13Links da Montanha



VEJA TAMBÉM:
Tudo o que você gostaria de saber sobre o Ano Internacional das Montanhas

Ano Internacional das Montanhas

      A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2002 como Ano Internacional das Montanhas (AIM) com o objetivo de criar consciência sobre a importância planetária dos sistemas montanhosos, fomentar o debate e as ações ambientalmente sustentáveis nesse ecossistema. A Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) é o órgão do Sistema das Nações Unidas com a função de coordenar o AIM, em colaboração com os governos, as ONGs y outros setores da ONU.

      As montanhas são uma das áreas mais frágeis do planeta e, apesar dos esforços de governos e de diversos setores da sociedade, vêm sendo permanentemente degradadas. Seus recursos, em especial, água e biodiversidade, são fundamentais para a qualidade de vida de grande parte da população. No mundo todo, 10% dos habitantes vivem neste ecossistema e 40% dele depende diretamente.Em todos os continentes existem montanhas de diferentes elevações, com grande variedade de formas e climas, e combinações específicas de ecossistemas, que incluem desde o equador até as regiões polares. Durante milênios, as montanhas têm sido fonte de valiosos recursos, como água, energia e biodiversidade, assim como centros de cultura e de lazer. Mas as tendências atuais como o incremento do turismo e a urbanização põem em perigo as comunidades das montanhas e os recursos daqueles que delas dependem. Em geral, as zonas montanhosas sofrem uma marginalização cada vez maior, assim como a degradação econômica e ambiental.

      O Ano Internacional das Montanhas representa um passo importante do processo iniciado na Conferência da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992. O principal resultado dessa Conferencia foi um programa de ação mundial - o Programa 21 ou Agenda 21. A inclusão, no Programa, do Capítulo 13, intitulado: "Desenvolvimento sustentável das montanhas", deu às montanhas uma importância similar à de outros temas fundamentais do debate mundial sobre o meio ambiente e desenvolvimento: a mudança climática, a biodiversidade, o desmatamento, a desertificação.

      O Ano Internacional das Montanhas proporciona uma oportunidade única para reforçar a execução do Capítulo 13 da Agenda 21 e promover os temas peculiares das montanhas, a fim de que figurem entre as prioridades mundiais. Mais do que um período de acontecimentos isolados, o Ano Internacional das Montanhas deverá servir de catalisador para uma ação concreta, continua e de longo prazo, que transcenda ao ano de 2002 e proporcione condições para a sustentabilidade dos ecossistemas de montanha.

CARTA PARA O ECODESENVOLVIMENTO DAS MONTANHAS
Fórum Eletrônico

REALIZAÇÃO: Crescente Fértil

APOIO: Parque do Itatiaia 2002 - Ano Internacional das Montanhas Agenda 21

Prefeitura de Itatiaia

PATROCÍNIO: Indústrias Nucleares do Brasil Fundação Luterana de Diaconia

Mountain ForumMountain Forum

© Copyright 2002 - Todos os direitos reservados para Crescente Fértil - crescente.fertil@crescentefertil.org.br