Coordenação do Projeto Rio Sesmaria – PSA Hídrico se reúne com o prefeito de Resende

Coordenação do Projeto Rio Sesmaria - PSA Hídrico se reúne com o prefeito de Resende

A coordenação do Projeto Rio Sesmaria - PSA Hídrico, integrada por Matheus Ambrósio e Luis Felipe Cesar, esteve reunida no dia 27 de janeiro com o prefeito de Resende, Dr Diogo Balieiro, contando também com a presença de Wilson Moura, presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), Juliane Nunes, representando a Secretaria de Agricultura, e diversos assessores municipais. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto, em andamento desde 2014.

Também foi apresentada proposta de parceria para o mapeamento de propriedades e criação de um Portal Ambiental Municipal (PAM), com metodologia desenvolvida pela TNC - The Nature Conservancy. O PAM é um portal de fácil utilização que contribui para o planejamento territorial das zonas rurais. O projeto, apresentado pelo representante da organização, Hendrik Mansur, foi desenvolvido em 2011 pela TNC e é utilizado atualmente por diversas prefeituras.

O Projeto Rio Sesmaria – PSA Hídrico é executado pela Crescente Fértil, em parceria com a Prefeitura de Resende e apoio da Agevap e do Ceivap, com recursos de cobrança pelo uso da água do rio Paraíba. A iniciativa também conta com a parceria do IEAR/Universidade Federal Fluminense-UFF, do Sindicato Rural de Resende, do CBH-Médio Paraíba do Sul, do Inea - Instituto Estadual do Ambiente e da TNC.

O vídeo do projeto pode ser acessado no link https://www.youtube.com/watch?v=LofdeptzuDQ&t=99s

Fotos: ASCOM RESENDE



patros_vertical