Primeiro vídeo do projeto apresenta o objetivos da iniciativa e o contexto da bacia

O primeiro vídeo do Projeto Rio Sesmaria - PSA Hídrico, disponibilizado no Youtube desde o dia 15/12, tem como objetivo apresentar o projeto desde a fase do diagnóstico até o presente momento do PSA Hídrico, que inclui o pagamento pelos serviços ambientais.

As gravações do vídeo produzido pela Bigo Estúdio começaram em março de 2016, quando foram realizadas entrevistas com Wilson Moura - presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), Ana Costa - especialista de Recursos Hídricos da Agevap, Luis Felipe Cesar - coordenador do projeto e Matheus Ambrósio - coordenador técnico, ambos vinculados à Crescente Fértil.

Uma campanha de campo para a coleta de imagens de cobertura foi realizada em julho, percorrendo toda a extensão da bacia, da nascente até a foz na área urbana de Resende.

A versão final do vídeo possui nove minutos de duração e começa com o coordenador técnico do projeto explanando sobre os aspectos físicos e bióticos da bacia hidrográfica. Na sequência é introduzido o conceito de PSA Hídrico e apresentados os objetivos, o processo de mobilização dos produtores rurais e a forma de participação no edital de seleção do projeto.

O vídeo aborda diversos aspectos da dinâmica do rio em relação ao ambiente urbano, a importância do projeto no aspecto de contribuir com o proprietário rural para a adequação ambiental das propriedades, a importância das parcerias institucionais e os ganhos que o projeto proporciona aos participantes e ao meio ambiente.

Ao final, os entrevistados lembram que este tipo de projeto tem a possibilidade de trazer uma compreensão maior aos moradores urbanos que a condição do rio depende das ações e práticas que acontecem em toda a sua bacia hidrográfica.

Para assistir o vídeo, linkhttps://www.youtube.com/watch?v=LofdeptzuDQ&t=99s

Abaixo, fotos da produção (Crescente Fértil): Wilson Moura sendo preparado, Ana Costa, Luis Felipe Cesar, Matheus Ambrósio e coleta de imagens pela equipe, na foz e na cabeceira do rio Sesmaria.
video-1  video-2   video-3  video-4  video-5  video-6
 15492123_1105436652915108_3660718199829617338_n

patros_vertical