Seminário de Mobilização para os Ecossistemas de MontanhaAno Internacional das MontanhasAgenda 21, Capítulo 13Links da Montanha

AS MONTANHAS CORREM PERIGO

Na sexta feira dia (03/08/02) a Casan apresentou para a diretoria do grupo Vega do Sul o projeto de construção de uma adutora de 400 milímetros de diâmetro enterrada um metro de profundidade no fundo da baía da Babitonga, com prazo de conclusão até novembro deste ano. A estação de captação e bombeamento está sendo construída no continente, junto ao rio Saí-mirizinho e, assim que for concluída terá capacidade de abastecimento, na primeira etapa, de 60 litros por segundo. Volume suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 30 mil habitantes. O sistema já está dimensionado para fornecer o dobro de água, 120 litros por segundo. Todas estas obras serão construídas somente para abastecimento das instalações da unidade industrial Vega do Sul do grupo Usinor. Esta indústria será instalada em São Francisco do Sul para processar lâminas de aço para a indústria automobilística e de eletrodomésticos. Até ai nada de surpreendente não fosse a constatação de que a Casan gastará quantia superior a mais de oito milhões de Reais - eu disse: "mais de oito milhões de reais" - para a construção de uma obra que indiretamente estará contribuindo para poluição da baía da Babitonga e da praia grande, além de possível chuva ácida em Joinville.
A Casan está em Joinville a mais de 20 anos, veio com a promessa de melhorar a qualidade do tratamento de água com um contrato absurdo que não prevê metas ou multas, digno de uma negociata produzida por pessoas sem escrúpulos e sem compromisso com a comunidade. Neste período investiu
algo próximo de 50 milhões de Reais, obviamente a maior parte foi utilizada para montar as adutoras para captação e a malha de distribuição de água. Desta forma sobrou uma mísera quantia para investir no esgoto sanitário em pouco mais de vinte anos. Fazendo algumas contas percebe-se, que ao ano este valor não chega a 10% dos oito milhões de reais. Assim fica claro por que a maior cidade de Santa Catarina e maior arrecadadora da Casan, coleta somente 10% e trata os ridículos 3%  de esgoto sanitário, mas para abastecer uma indústria que vai criar poucos empregos a Casan irá investir a exorbitante quantia de mais de oito milhões de reais.
Hoje com a iminente possibilidade de perder seu contrato mais rentável, a Casan passou a gastar quantias fabulosas em propaganda. Certamente pensam que todos os joinvilense são idiotas ou algo semelhante, pois querem nos enganar novamente prometendo instalar as estações "Flot Flux" para tratamento dos afluentes a fim de evitar a entrada de sujeira no rio Cachoeira, deixando estes afluentes a mercê da contaminação pelo esgoto doméstico e industrial sem nenhum tratamento talvez por mais vinte anos. Esta atitude é uma medida tão medíocre quanto é o contrato atual com comunidade joinvilense. Estas estações irão "varrer sujeira para debaixo do tapete", mas nos é apresentada com cara de pau como se fosse resolver grande parte do problema do esgoto em Joinville. O impacto ambiental sem precedentes causado não só no rio Cachoeira, mas em toda a bacia do norte catarinense tem vários culpados: A CASAN é um deles e os outros são os irresponsáveis que utilizam a calada da noite para soltar dejetos que pintam nosso Cachoeira de vermelho, de azul de tantas cores, produzindo esta catástrofe ambiental.
Quem pagará os prejuízos causados a comunidade joinvilense? A Casan? Não, esta empresa não tem dinheiro em caixa para investir no saneamento  básico  de  Joinville, esta empresa precisa antes gastar fortunas com as construções como a nova sede de Joinville, precisa gastar mais de oito milhões de reais para captar 120  litros de água por segundo para a Usinor, também precisa gastar em propaganda para noticiar suas obras como se estivesse fazendo algo além de suas obrigações legítimas, parecendo galinha poedeira depois de botar um simples ovo.

Associação de Defesa da Cidadania - ADECIVILLE
Marcelino Costa - Presidente

marcelino@adeciville.com.br

REALIZAÇÃO: Crescente Fértil

APOIO: Parque do Itatiaia 2002 - Ano Internacional das Montanhas Agenda 21

Prefeitura de Itatiaia


PATROCÍNIO: Indústrias Nucleares do Brasil Fundação Luterana de Diaconia

Mountain ForumMountain Forum


© Copyright 2002 - Todos os direitos reservados para Crescente Fértil - crescente.fertil@crescentefertil.org.br