Rio Sesmaria – PSA Hídrico promove reunião para formar Unidade Gestora

Ontem (15/09) foi realizada a reunião de formação da Unidade Gestora – UGP do Projeto Rio Sesmaria – PSA Hídrico. O encontro contou com a participação de representantes da Agência do Meio Ambiente de Resende – Amar, Secretaria Municipal de Agricultura, Crear, TNC, CBH-MPS, Emater, Agevap, Inea e Sindicato Rural de Resende . Os presentes analisaram a minuta do edital de seleção dos interessados em participar do projeto, com respectivo calendário e critérios para hierarquização das áreas a serem restauradas e conservadas.

IMG_4547O edital deverá ser publicado pela Prefeitura de Resende ainda no mês de setembro, iniciando oficialmente o processo de inscrição e de seleção das áreas que serão beneficiadas e que receberão o Pagamento pelos Serviços Ambientais – PSA durante dois anos.

As atribuições da UGP são: Articular o arranjo interinstitucional para execução do projeto; dirimir conflitos; dar sugestões de ações e melhorias; propor medidas para a continuidade; e apoiar a construção de técnicas e práticas para a conservação, restauração do solo, florestas e recursos hídricos.

IMG_4553O projeto, executado pela Crescente Fértil, é um desdobramento do Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Sesmaria, realizado de 2012 até meados de 2015, também com apoio da Agevap e do Ceivap, além do Funbio – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. O objetivo central dessa primeira etapa foi estabelecer diretrizes e ações prioritárias para recuperação e adequação ambiental da sub-bacia hidrográfica do rio Sesmaria nos municípios de Resende (RJ) e São José do Barreiro (SP).

Este novo projeto aplicará o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para restauração florestal de 20 hectares e a conservação de 40 hectares de remanescentes de Mata Atlântica na mesma bacia hidrográfica, porém apenas no trecho do município de Resende.

patros_vertical